Auditoria interna e auditoria externa
Autores1
Gisele Cristiane Galo
Roseli Aparecida de Oliveira Barbosa
Orientador (a)2
Nanci Ribeiro Prestes
RESUMO:
A evolução das empresas e a conseqüente competição do mercado tornam as empresas carentes de informações precisas e fidedignas capazes de levá-las à tomada de decisão segura.
A Auditoria Interna e Externa surgiu para suprir às necessidades de informações que os usuários precisavam. Portanto, este artigo apresenta o exercício da Auditoria Interna e
Externa, bem como suas atribuições e principais diferenças.
Palavras-Chaves: Contabilidade. Auditoria. Interna. Auditoria Externa. Auditor.
1
Os autores são alunas do IV semestre do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Vale do
Ivaí
2
A orientadora é Professora do Curso de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
INTRODUÇÃO
Com a expansão das empresas as demonstrações contábeis passaram ter maior importância para os donos das empresas para as pessoas que tivessem interesse em investir nessas empresas. Com isso houve a necessidade de confirmar a veracidade das informações emitidas pelas empresas. Esta confirmação só poderia ser emitida por um auditor.
Com o crescimento das empresas, aumentou também as informações analisadas pela administração e estas deveriam ser constantes, pois auxiliariam nas tomadas de decisões, por isso grandes empresas começaram a ter dentro de suas organizações uma Auditoria Interna com a finalidade de trazer melhorias para o controle interno e garantir eficiência e eficácia na gestão da empresa.
Posteriormente, são revisados as operações e controle interno para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras, realizado por um auditor externo.
Assim realizou-se uma pesquisa bibliográfica para evidenciar os objetivos e as diferenças entre a Auditoria Interna e Externa.
A EVOLUÇÃO DA AUDITORIA NO BRASIL
A primeira empresa