Auditoria do sistema de gestão de qualidade
A NBR ISO 19011 define auditoria com um “processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria (registros, apresentação de fatos ou outras informações) e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria (conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos) são atendidos”.
O processo de auditoria consiste em analisar documentos, registros, apresentações de fatos ou outras informações e depois comparar com uma norma ou requisito pré-estabelecido.
Auditoria de qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades de qualidade e seus resultados estão de acordo com o planejado, e se a sua implementação é eficaz e adequada para atingir os objetivos descritos.
A NBR ISO 9000 conceitua auditoria de sistema de gestão da qualidade como “auditorias são usadas para determinar em que grau os requisitos do sistema de gestão da qualidade foram atendidos. As constatações da auditoria são usadas para avaliar a eficácia do sistema de gestão da qualidade e para identificar oportunidades de melhoria”.
A literatura existente sobre o assunto costuma apresentar os mais diversos tipos de classificação. Entretanto, podemos dividi-las basicamente em Auditoria interna realizada pela própria organização e Auditoria externa realizada por clientes ou por outras pessoas em nome dos clientes e organizações externas independentes (especializadas\certificadas).
Auditoria Interna:
As auditorias internas do sistema de gestão de qualidade, geralmente chamadas de auditoria de primeira parte, devem ser encaradas como uma oportunidade de verificar se os processos dentro das organizações estão funcionando corretamente conforme as normas de qualidade.
Algumas vezes a auditoria interna é vista de forma negativa pelos colaboradores, e isso se deve também muitas vezes pelo fato da abordagem que o auditor conduz a auditoria interna. O foco é procurar onde