Auditoria de Recursos Humanos
Auditoria de RH é a análise sistemática das políticas e práticas de pessoal e a avaliação de seu funcionamento, tanto para correção dos desvios como para sua melhoria contínua. A auditoria é um sistema de controle e se baseia na determinação de padrões de quantidade, qualidade, tempo e custo. Esses padrões permitem a avaliação e controle através da comparação do desempenho com os resultados daquilo que se pretende controlar.
As fontes de informação para a auditoria de Recursos Humanos residem nos próprios sistemas ou processos de ARH (provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos). A auditoria de RH pode ser aplicada a um ou a todos os possíveis níveis de abordagem, como filosofias, missões, políticas, programas e resultados. O agente de auditoria pode ser um especialista, um consultor externos ou uma equipe interna. Em qualquer caso, a auditoria de RH tem forte impacto educacional sobre a organização e seus participantes.
Um dos aspectos mais relevantes do sistema de controle de RH é a manutenção da disciplina, que deve ser progressiva, balizada e fundamentada em linhas mestras, como profilaxia e prevenção, além de condições de imediatismo, consistência, impessoalidade e informação. Por fim, os aspectos mais importantes da auditoria são a contabilidade de RH e o chamado balanço social (empregados, acionistas, clientes e usuários, fornecedores, comunidade e governo), que devem levar em conta os aspectos éticos e a responsabilidade social da organização.
2.1 Auditoria Interna
A auditoria interna é composta por pessoal especializado, colocando numa situação diferenciada em que a alta administração pode fazer parte, para facilitar o acesso às indicações de politicas e procedimentos que se encontram efetivos por toda a organização.
Para a auditoria interna alcance aceitação é necessário ter habilidades e condições em ambos os sentidos, ou seja, de um lado quanto à alta administração a quem deve