O AGENTE DE AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS
A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros. Auditoria de recursos humanos tem como finalidade constatar irregularidades, orientar e prevenir, para que as empresas não tenham surpresas desagradáveis quando da presença dos agentes fiscais do trabalho, além de evitar pagamentos incorretos ou indevidos.
Ainda de uma forma geral a auditoria nos permitiu entender em exame pericial que segue o desenvolvimento das operações que apresenta o objetivo maior de revisar e controlar o programa em desenvolvimento, para assim poder informar à administração a atual situação deste, mostrando sua eficiência e eficácia.
A auditoria em Recursos Humanos pode ser definida “como análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização, e avaliação do funcionamento atual, seguida de sugestão para melhoria”, ou seja, a empresa busca se conhecer melhor, para poder assim alcançar seus resultados de uma maneira eficiente e rápida.
Acredita-se que o propósito principal da auditoria de recursos humanos é mostrar como o programa está funcionando, localizando práticas e condições que são prejudiciais à organização, ou que não estão compensando o seu custo, ou ainda práticas e condições que devem ser acrescentadas.
As principais funções da auditoria são:
Indicar as falhas e problemas;
Determinar as possíveis soluções e sugestões, bem como salientar os aspectos positivos e tentar melhorá-los.
Para avaliar e controlar o funcionamento do sistema de administração de Recursos Humanos é utilizado vários padrões, os principais estão relacionados:
Padrões de Qualidade: não estão relacionados com os aspectos quantitativos, mas sim com métodos de seleção, resultados de treinamentos.
Padrões de Quantidade: são padrões que apresentam números, como