A importância da auditoria de recursos humanos
Rodolfo de Araújo
“A mais nova e promissora função na área de Recursos Humanos é a de Auditor Trabalhista, uma profissão que tem trazido plena satisfação material e gratificante realização pessoal, a quantos a ela se vêm dedicando” (professor José Serson ). INTRODUÇÃO
A empresa que contrata os serviços de uma auditoria deseja realizar uma auto-análise, deseja conhecer-se melhor a fim de transpor possíveis obstáculos já instalados, como também alcançar resultados de forma mais eficiente possível. Mudar e melhorar a gestão das pessoas nas organizações exige muitas vezes, a comparação das práticas atuais com os referenciais de excelência de forma a identificar de forma pertinente onde e como mudar ou melhorar.
O mundo dos negócios é dinâmico. As exigências legais acompanham este dinamismo e as alterações ocorrem a todo instante. Acompanhar a velocidade com que mudam as exigências advindas das leis, instruções normativas, novos procedimentos, etc. constituem-se em autênticos desafios que requerem uma maior responsabilidade e empenho profissional.
Muitas organizações não conseguem acompanhar as mudanças e deixam de atender várias novas exigências, sejam elas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, recursos humanos, tecnológicas, entre outras.
Como princípio de sobrevivência em um mercado tão competitivo, as empresas devem procurar, mais e mais, cuidar de suas atividades fins e direcionar o máximo de esforços para alcançar esse objetivo.
DESENVOLVIMENTO
A Auditoria de Recursos Humanos pode ser utilizada em diversas áreas da empresa, podendo ajudar o empresário de diversas formas, tais como:
• Acompanhar os modelos já estabelecidos para ser utilizado como comparação, com o intuito de mensurar os resultados e possíveis irregularidades;
• Estudar a melhor política de gestão de pessoas;
• Verificar a implantação das políticas de recrutamento e política de cargos e carreira;
•