Auditoria de fraudes
Neste trabalho os autores estabelecem uma inter-relação entre as fraudes e a realização de sua identificação pela Auditoria, bem como demonstrar algumas formas conhecidas de fraudes, especificamente as oriundas dos meios tecnológicos e informatizados. Também exemplificam maneiras de burlar a ação dos fraudadores desse meio através de sistemas de segurança desenvolvidos com o intuito de diminuir a incidência desse tipo de fraudes.
Trata-se de uma pesquisa para proporcionar às pessoas e empresas um conhecimento mais aprofundado de como ocorre a fraude no meio informatizado e como elas podem se defender de tais atos ilícitos.
1. Introdução
As fraudes vêm evoluindo rapidamente, causando dolo às pessoas e empresas em geral. Para se detectar os diversos tipos de fraudes é necessário o trabalho da Auditoria, especificamente Auditoria de Fraudes. Apenas profissionais qualificados são capazes de perceber, através de sinais muitas vezes imperceptíveis por outros profissionais, a possível ocorrência de fraude. A Auditoria de Fraudes mostra-se cada vez mais necessária, não apenas após o início da descoberta, inicialmente com a desconfiança, mas também através de sua aplicabilidade para prevenir as fraudes. Também na vida das pessoas a Auditoria de Fraudes é muito útil, pois, através de seus estudos e pesquisas divulgados e veiculados pelos meios de comunicação, é possível aos utilizadores de sistemas e ferramentas tecnológicas e informatizadas, como a internet, aprender a caracterizar um golpe, uma fraude, e saber como se defender.
O enfoque do trabalho apresentado é demonstrar a necessidade da Auditoria de Fraudes dentro das empresas implantando seus sistemas de detecção, controle e prevenção, principalmente, contra possíveis fraudes; bem como intensificar a utilização, por parte das pessoas em seu ambiente “doméstico”, dos estudos e formas de proteção e prevenção desenvolvidas e destacadas pela Auditoria de