auditoria e as fraudes
A Auditoria é um meio de obter informações e confirmações sobre a veracidade das demonstrações apresentadas pela empresa, como forma de controlar áreas essenciais e de evitar situações que propiciem fraudes e demais atos ilegais. Segundo Santos, Schmidt e Gomes (2006, p. 12), “é importante esclarecer que a função da auditoria não é de substituir ou de executar as tarefas atinentes à administração da empresa”
A Auditoria é uma ramificação da Contabilidade, para Santos, Schmidt e Gomes (2006, p. 22), “... a auditoria pode ser considerada uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial...”. Um exame normal de Auditoria não é destinado especificadamente a desvendar fraudes ou erros, que no decorrer dos trabalhos podem ou não surgir, sendo que tais fatos podem ser de tamanha grandeza, afetando a posição patrimonial e financeira da empresa em exame. Detectadas certas irregularidades, cabe ao auditor emitir seu parecer à administração, de forma sigilosa e confidencial. Compete também ao auditor, no transcorrer do trabalho, verificar possíveis deficiências nos controles internos, na tentativa de evitar possíveis falhas ou danos à organização, pois esse instrumento administrativo oferece recomendações e sugestões de melhorias.
A Auditoria preventiva também é muito relevante para a entidade. Segundo,
Santos, Schmidt e Gomes (2006, p. 23), “... ela exerce suas funções preventivas, saneadoras e moralizadoras, a fim de confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes...” dando maior credibilidade às demonstrações financeiras, confirmando a grande importância do controle interno elaborado pela administração. Um trabalho adequado de Auditoria não pode ser baseado em conflitos de interesses da própria