A auditoria e as fraudes digitais
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE JONATHAN SILVA WALTER OLEIRO DÉBORA MACHADO E-mail: jonathan_asilva@yahoo.com.br
Contextualização
Problema
Qual a efetiva contribuição da auditoria diante das fraudes em sistemas contábeis e empresariais na era da informação digital?
Objetivos
Gerais:
O objetivo geral deste estudo se propõe a identificar de que forma a auditoria pode prevenir as fraudes em sistemas contábeis e empresariais, produzidos através do uso da tecnologia.
Específicos:
Diante disso, pretende-se efetuar uma revisão bibliográfica sobre o assunto com o objetivo de identificar ferramentas de auditoria na prevenção de fraudes e realizar um estudo de campo para testar a eficácia dessas ferramentas.
Justificativa
Espera-se que a divulgação das práticas que contribuíram no combate às fraudes possam servir de apoio para que outras empresas não incorram em falhas semelhantes.
Referencial Teórico
Auditoria
Conforme Attie (1998, pág 25), auditoria “é um ramo da contabilidade voltada a testar as eficiências e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”.
Fraude
Na opinião de Romney, Steinbart e Cushing (1997) apud Cunha e Cornachione Jr (2003), fraude é “ qualquer meio que uma pessoa usa para obter uma vantagem injusta sobre uma outra pessoa. De acordo com NBC 11 – IT 03 (2007, pág. 158), fraude é “ ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.
Quadro Histórico do Sistema da Informação
Ano
5000 a.C.
Fato
O homem se utiliza de auxílios mecânicos para apoiar exercícios de contagens e cálculos; Época na qual surgiu o cartão perfurado (punch cards) por Herman Hollerith;
1904
1904 Segunda Guerra Mundial
Invenção do Tubo a Vácuo por Ambrose Fleming; Foi a primeira vez que um computador pôde ser produzido para o uso no tubo a vácuo, na época