Auditoria de fraudes governamentais ou pública
CESMAC – CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
CURSO: Especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
DISCIPLINA: Auditoria de Fraudes
PROFESSOR: Valmir Ribeiro
TRABALHO: AUDITORIA DE FRAUDES GOVERNAMENTAIS OU PÚBLICA
JOÃO ALFREDO CARVALHO MALTA JÚNIOR
AMAURY DE MEDEIROS LAGES FILHO
FÁBIO MONTEIRO
JOSETE COSTA GONÇALVES
MACEIÓ - AL
04/2010
1 - INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar o tema A Auditoria de Fraudes Governamental ou Pública, explorando os conceitos, tipos ou formas, características, procedimentos e técnicas aplicáveis à auditoria de fraudes, expondo exemplos práticos (no caso a fraude praticada pelo Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda).
No Brasil, temos ouvido falar constantemente em corrupções, fraudes, lavagem de dinheiro, dólares na “cueca”, mensalões, taturanas, entre outros. Embora o problema seja antigo, nos últimos tempos tem havido uma grande avalanche de denúncias, principalmente na esfera governamental, que levaram à instalação de dezenas de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) na Câmara Legislativa e no Senado.
O Brasil tem sido colocado pela mídia nacional e internacional como um dos países com maiores níveis de corrupção do mundo. Os dados demonstrados em pesquisas tem sido alarmantes. Nosso país tem sido apontado com um dos menos auditados do mundo, o que o torna bastante vulnerável à ação de corruptores e corruptíveis, possibilitando desvios de recursos, atrapalhando o nosso desenvolvimento, pois se estes fossem devidamente aplicados, estariam alavancando o crescimento da economia. Porém o que ocorre e que estes recursos são desviados para paraísos fiscais, como “lavagem de dinheiro”, finalmente reconhecida côo crime através da Lei nº 9.613/98.
Para que haja um encaminhamento no trabalho de Auditoria, se faz necessário que fique claro a