Atracção e agressão
|
Índice:
Introdução - 3
A atração - 3
Componentes das atitudes - 3
A dinâmica do atracão: quais os fatores que nos aproximam? - 3
Preferências relacionais - 3
A atratividade - 3
Semelhança / Diferença - 4
Princípio da reciprocidade - 4
A agressão - 4
Os comportamentos agressivos - 4
Como é que as pessoas expressam a sua raiva? - 4
Conclusão – 5
Bibliografia - 5
Introdução
Escolhemos este tema por ser rico em informação e por ser comum na fase da adolescência.
A atração * A Atração interpessoal expressa o desejo de estarmos com determinadas pessoas. Depende da avaliação cognitiva e afetiva que fazemos delas. A atracão interpessoal depende de fatores como a familiaridade, proximidade, semelhança, complementaridade, reciprocidade, qualidades dos outros e atratividade.
Enquanto atitude, a atracão é constituída por três dimensões: Componentes das atitudes: Componente cognitivo – pensamentos e crenças Componente afetivo ou emocional - sentimentos Componente comportamental ou prático – ações A dinâmica do atracão: quais os fatores que nos aproximam? * O contacto frequente, a proximidade física, as semelhanças connosco, o facto de nos completarem, de gostarem de nós, de serem agradáveis, competentes e fisicamente atrativas. Um dos fatores, básico e subjacente a todos os outros, é o motivo de afiliação. A familiaridade é um fator importante da atração interpessoal. O convívio frequente com uma pessoa pode aumentar a atração por ela. A atração entre duas pessoas depende da respetiva proximidade física.
Preferências relacionais: * Beleza física, as semelhanças interpessoais e as avaliações positivas.
A atratividade: * Em abstrato, preferimos a pessoa com aparência física mais agradável e os efeitos desta atração mostram-se