Downsizing / reengenharia
1 - DOWNSINZING 3
1.1-Introdução 3
1.2 – Objetivos e Etapas 4
1.3 – Conclusão 6
2 - REENGENHARIA 7
2.1 – Introdução 7
2.2 – Conceito 8
2.3 – A Essência da Reengenharia 9
2.4 – Características da Reengenharia 10
2.5 – Reengenharia de Processos 11
2.6 – Princípios da Reengenharia 12
2.7 – As Etapas do Processo de Reengenharia 15
2.8 – Conclusão 16
1 – DOWNSINZING
1.1 – INTODUÇÃO
Downsizing é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH). Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
O termo downsizing também é usado para definir uma situação onde sistemas originalmente hospedados em um computador de grande porte (mainframe) são adaptados para computadores de menor porte (mini/microcomputadores) e esse processo se dá em função da redução do porte da empresa ou do aumento da capacidade computacional dos computadores de menor custo.
1.2 – OBJETIVOS E ETAPAS
A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.
A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.
O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.
O downsizing visa os