Psicologia aplicada
Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais, e é no contexto de grupos como a família, a escola, o grupo de pares, que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Integramos valores, normas, atitudes, comportamentos considerados desejáveis na sociedade a que pertencemos passando pelo processo de socialização. As pessoas que vivem em sociedade influenciam-se umas às outras, mesmo que não tenham consciência disso.
A interacção grupal designa-se pela influência mútua que os membros de um grupo exercem sobre si. A influência é uma dimensão da interacção grupal, estando ligado á própria definição de grupo.
A influência social é o processo pelo qual as pessoas modificam, afectam os pensamentos, os sentimentos, as emoções e os comportamentos de outras pessoas, decorrendo da própria interacção social, não tendo de ser intencional ou deliberado.
Processos de influência entre indivíduos
A influência social apresenta-se em três grandes processos: normalização, conformismo e obediência.
Normalização
As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimentos. As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva, durante o processo de socialização, torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.
As normas orientam o comportamento, definindo o que é ou não desejável, o que é conveniente num dado grupo social, apresentando modelos de conduta.
Várias acções realizadas por nossa parte como lavar os dentes, usar talheres para comer, esperar na fila, cumprimentar os teus colegas quando chegas á escola não requerem reflexão, pois são acções que realizas inconscientemente.
Os comportamentos dos indivíduos são uniformizados graças ao conjunto de normas. As normas permitem prever o comportamento dos outros. As normas são facilitadoras do processo de