Redes mesh
A maioria das redes Wi-Fi funciona em modo de infra-estrutura, ou seja, consiste de um access point em algum lugar (com um rádio operando em modo master), conectado a uma linha DSL ou algum outro tipo de rede cabeada de larga escala. Em uma infraestrutura deste tipo, o access point usualmente atua como uma estação master, distribuindo o acesso Internet a seus clientes, que operam em modo gerenciado. Esta topologia é similar a um serviço celular GSM, os telefones celulares conectam-se a uma estação base sem a presença desta estação, os celulares não podem comunicar-se entre si. Clientes por exemplo, dois laptops em uma mesma mesa precisam usar um access point como um ponto de passagem (relay).
Qualquer tráfego entre os clientes conectados a um access point tem que ser enviado duas vezes. Se o cliente A e o C comunicam-se, o cliente A envia os dados para o access point B, e então o access point retransmitirá os dados para o cliente C.
Uma simples transmissão pode ter a velocidade de 600 kByte/s (isto é aproximadamente a máxima velocidade que você alcança com um 802.11b) em nosso exemplo então, como os dados tem que ser repetidos pelo access point para alcançar seu alvo, a velocidade efetiva entre dois clientes será de apenas 300 kByte/s.Já no modo ad-hoc não existe uma relação hierárquica master-cliente. Os nós comunicam-se diretamente, desde que estejam ao alcance de suas interfaces wireless. Assim, ambos os computadores poderiam atingir a velocidade plena de transmissão de dados trabalhando em modo ad-hoc, em circunstâncias ideais, porém a desvantagem dele é que os clientes não repetem o tráfego destinado a outros clientes. No exemplo do access point, os dois clientes A e C podem não estar ao alcance um do outro, mas podem comunicar-se desde que ambos estejam ao alcance do access point..
Livro: Redes sem fio no mundo em