sexualidade
Este trabalho trata de problemas sobre Violência/Sexualidade, mais propriamente sobre Violência Doméstica, pedofilia e abuso sexual.
O abuso sexual acontece em todo o mundo e em todas as classes sociais. Este feito violento deixa consequências na criança e/ou no adolescente para toda a vida, com reflexo na sua vida adulta emocionalmente, socialmente e sexualmente. Muitas vezes os casos de abuso sexual pode mesmo acontecer nas escolas, quer publicas quer privadas.
Este trabalho também visa informar os pais, encarregados de educação, professores, entidades governamentais e população em geral, que estes casos, por vezes, acontecem mesmo na casa ao lado, e que a vítima pode mesmo ser o nosso melhor amigo.
Abuso Sexual a Menores
O abuso sexual a menores corresponde a qualquer acto sexual abusivo praticado contra uma criança ou adolescente. É uma forma de abuso infantil. Embora geralmente o abusador seja uma pessoa adulta, pode acontecer também um adolescente abusar sexualmente de uma criança. Formas de abuso:
Com contacto físico:
- Estupro (em Portugal o termo corrente é violação) e é a prática não-consensual de sexo, imposta por meio de violência ou grave ameaça de qualquer natureza, ou ainda imposta contra pessoas incapazes de consentir com o sexo (como crianças ou deficientes mentais).
- Exploração sexual é o meio pelo qual o indivíduo obtém lucro financeiro por conta da prostituição de outra pessoa, seja em troca de favores sexuais, incentivo à prostituição, turismo sexual.
Um abuso sexual pode ser:
Extra - familiar - Quando é levado a cabo por pessoas que não fazem parte da família ou não têm relações de proximidade com esta.
Intra – familiar – Quando é levado a cabo por uma pessoa da família da criança, em quem esta confia: pai, padrasto, irmão ou outro familiar. Ou por pessoas próximas da família.
Perfil do abusador:
Na maior parte das vezes é uma pessoa comum;
Pode ser alguém que tenha uma profissão destacada;
Pode ter uma