Intervenção Psicologica do Casal
Objectivos
Gerais
- Expor conceitos fundamentais da intervenção psicológica no plano do casal.
Específicos
- Compreensão da intervenção psicológica entre o casal na sua dimensão afectiva e de sua relevância no convívio familiar.
- Perceber como a intervenção psicológica deve influenciar no plano do casal
Palavras chaves: Casamento, amor,
Amor
A agressão encontra-se, pois, em muitas espécies, havendo muitos paralelos detalhados entre espécies. Alem disso, varias das propriedades da agressão são fáceis de compreender num contexto evolutivo. Tudo isto sugere que, em aspectos fulcrais, a agressão tem raízes biológicas. Há outra força que é tão básica e com raízes tão profundamente biológicas, como a agressão nos animais e nos humanos. Os poetas chamam-lhe de amor; os biólogos chamam-lhe de reprodução sexual.
Vários autores tentaram explicar o comportamento de acasalamento humano nos mesmos termos em que se explica o comportamento dos outros animais: em termos evolutivos, um dos tópicos salientes desta investigação diz respeito a escolha de parceiros sexuais.
Selecção de parceiros – Quais os factores que determinam a maior ou menor desejabilidade de um parceiro sexual ou marital? Todas as observações sugerem que, na nossa sociedade, homens e mulheres escolhem com base em critérios diferentes. Todas as culturas estudadas, a atracção física do parceiro é mais importante para o homem do que para uma mulher. Também se verifica que os homens preferem mulheres mais novas e que mulheres preferem homens mais velhos. Outro resultado, eh que o estatuto socioeconómico do parceiro é mais importante para a mulher do que para o homem. Quanto as diferenças entre o desejo de variedade sexual dos homens e das mulheres, considera-se tratar-se do produto de aprendizagem social precoce: aos rapazes seria ensinado que fazer varias conquistas sexuais é uma prova de virilidade, enquanto as