resenha filme voz do coração
RESENHA DO FILME
“ A VOZ DO CORAÇÃO”
Chistophe Barratier- 2004
DORIVAL FERNANDES JÚNIOR, R.A.
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1 INTRODUÇÃO
1.1 Dados do Filme:
Título Original: Les Choristes
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (França): 2004
Direção: Christophe Barratier
Roteiro: Christophe Barratier e Philippe Lopes-Curval
Produção: Arthur Cohn, Nicolas Mauvernay e Jacques Perrin
Música: Bruno Coulais
1.2 Sinopse:
Um professor de música vai trabalhar numa rígida instituição de reeducação de jovens meninos. Com paciência, ele tenta melhorar suas vidas através da música. No entanto, ele terá que lutar para manter o coral dos meninos na ativa.
2 RESENHA
O filme “A voz do coração”, nos reporta a Europa pós guerra, nos retratando ao que podemos chamar de “semi internatos”, locais onde meninos e meninas na época, por terem perdido pai ou a mãe no período de guerra e apresentarem comportamentos considerados inadequados eram levados para esses locais, mas que podiam ser visitados pelos familiares. Pois, nesse cenário pós guerra as mulheres são incentivas a se inserirem no mercado de trabalho em virtude da falta de mão de obra masculina, pois a maioria dos homens haviam morrido durante a guerra, ou as crianças eram frutos da violência sexual sofrida pelas mães na época.
Neste ambiente desenrola o filme. Nota –se que o sistema imposto no local eram de puro autoritarismo por parte dos professores e diretor da escola, não há naquele ambiente uma preocupação com o ensinar, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de reflexão, mudança de comportamento, apreensão de valores de cunhos éticos e morais que os levassem a se tornarem cidadãos. Os estudantes ali postos eram considerados pela sociedade órfãos, delinquentes, ou seja crianças sem futuro, talvez por isso os dizeres na entrada do colégio “ No fundo do poço”.