Varias questoes de psicologia
O bebe humano é um ser inacabado e prematuro, esse inacabamento e prematuridade obrigam-nos a desenvolver competências de sobrevivência e desenvolvimento, essas competências relacionais levam-no a um relação de vinculação, ou seja, uma necessidade de criar e manter relações de proximidade e afetividade com os outros, o do bebe apegar a outros seres humanos para assegurar proteção e segurança.
O psiquiatra John Bowlby, defende que a vinculação que o bebé estabelece com a mãe, particularmente com a mãe biológica manifesta-se pela necessidade que ele tem de contactos físicos ou de aproximação, assim o choro, o sorriso, o agarrar, o mamar, o seguir com o olhar, as expressões faciais são indícios de que existe uma vinculação de bebe com a mãe.
Assim, as competências básicas da mãe, ou seja, sensibilidade e a disponibilidades desta face as necessidades do bebe e o prazer mutuo nas interacções que se estabelecem propiciam um sentimento interno de segurança, que é gerador de um confiança básica que permite ao bebe encarar o mundo de forma positiva.
2- Diga justificando, em que medida a não vinculação pode levar ao hospitalismo.
O bebe humano tem a necessidade de criar e manter relações de proximidade e afectividade com os outros, de se apegar a outros seres humanos para assegurar protecção e segurança. Segundo a teoria de Bowlby, para assegurar estas relações existiriam esquemas comportamentais inatos que se manifestariam logo após o nascimento e que permitiam estabelecer laços com as pessoas mais próximas, geralmente com a mãe biológica, isto designa-se por vinculação.
No entanto, a ausência de uma relação privilegiada com a mãe ou com um agente maternal, isto é, um adulto que a substitua, tinha como consequências a recusa em se alimentar, a perturbação do sono, a manifestação de comportamentos ansiosos, entre outros, fazendo com que o desenvolvimento