Atps técnicas de negociação
Técnicas de Negociação
ATPS
Kozicki (1998)
Negociação é a parte de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados que tentam chegar a um acordo, uma solução que, idealmente,deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha.
Scare e Martinelli (2001)
Negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionada à satisfação de ambos os lados.
Junqueira (2009)
Negociação é o processo de buscar e aceitar ideias, propósitos ou interesses,visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Pessoa (2009)
Negociação é um processo através do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com o objetivo de construir uma relação duradoura, se deslocam de suas posições originais no sentido de alcançar a satisfação percebida de suas mutuas necessidades.
Baseado na discussão realizada pelo grupo predomina a ideia que uma negociação familiar é mais difícil, pois envolvemos fatores emocional, cultural e moral, portanto muitas vezes a proximidade cultuada a pessoa nos leva a não calcular o modo de abordagem profissional, podendo assim serem esquecidas etapas, fatores e parâmetros básicos em um processo de negociação.
Já em relação à negociação com um individuo desconhecido, somos muito mais criteriosos, nos preocupando com a coleta de informações necessárias, o tempo preciso e o poder de conhecimento como critérios essenciais.
Desse modo, concluímos que, uma negociação quanto mais debatida for, melhor será o resultado final, beneficiando assim ambas as