Ética
Um exemplo de conduta sem ética foi praticado por um funcionário responsável pela contratação de serviços terceirizados de uma grande empresa metalúrgica chamada Metalsul.
Constava no planejamento anual desta empresa uma reforma em um de seus galpões incluindo todo sua estrutura predial e suas instalações elétricas e para isso seria necessário a contratação de uma empresa prestadora destes serviços.
Os procedimentos desta empresa, para este tipo de contratação, deixam claro que deve se cotar os preços cobrados para realização deste serviço com, pelo menos, três empresas diferentes. Aquela que oferecesse a melhor oferta para realização do trabalho deveria ser escolhida para contratação.
No entanto, o funcionário responsável por essa transação viu a possibilidade de conseguir tirar algum proveito financeiro quando, uma das empresas prestadoras de serviços cotadas, entrou em contato e ofereceu-lhe uma gratificação caso ela fosse escolhida.
Este funcionário da Metalsul julgou mais importante suas necessidades momentâneas à sua ética profissional, contratando, para a realização das obras de reforma do galpão, a empresa que lhe oferecera benefícios, sendo que a mesma cobrou pelo serviço preços superiores, pois sabia que não fora escolhida em função do preço cobrado.
Como solução para este problema, a empresa poderia exigir maior transparência em todas as suas atividades, delegando aquelas mais passiveis a corrupção a diferentes setores ou funcionários e fazer um processo seletivo mais rigoroso, incluindo testes psicotécnicos, para selecionarem candidatos com perfil mais apropriado à seus cargos. No entanto, no centro deste problema, está a honestidade individual que existe ou não em função do processo educacional de cada