ATPS TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Artigo 1: Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional
Cavalcante, em seu artigo “Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional”, mostra a importância de se cumprir todas as etapas do treinamento para que a organização obtenha qualidade em seu ramo de atuação. Quando se cumprem todas as etapas, os colaboradores conseguem se qualificar para realizar suas atividades de acordo com as normas da organização. Treinar é dar qualificação é um processo do presente , com as etapas de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
Deve-se reconhecer e motivar os colaboradores quando estes apresentam diferenciais e resultados, assim como o treinamento deve ser constante.
O treinamento motiva o profissional em suas atividades, o colaborador pode desenvolver-se e ver os resultados é motivador. Desenvolver pessoas é olhar para o cargo que elas podem ocupar no futuro.
O treinamento tem por meta fazer a organização atingir os níveis de desempenho estabelecidos pela organização. Os objetivos de treinamento podem ser :
Genéricos: para formação profissional, especialização ou reciclagem
Específicos: para motivar, elevar o desenvolvimento do empregado.
Treinamento formal: que é planejado e Estruturado.
Treinamento informal: não é estruturado ou planejado e é adaptável a situações ou indivíduos
Para levantar as necessidades de treinamento, deve-se perguntar quem deve ser treinado e o quê deve ser aprendido. Já para planejar um treinamento é preciso ver quais são as prioridades, é necessário ter o diagnóstico, escolher qual a técnica a ser utilizada, qual o instrutor, local e materiais necessários.
Tudo isto para que a maior quantidade de informação seja passada e aprendida com menor tempo e gasto.
A etapa em que se verifica se o treinamento ocorreu sem falhas é a Avaliação do treinamento, nele se avalia deste o conteúdo, local, material, técnica utilizada podendo assim saber se o treinamento