Atps tecnicas em negociação
Definições de Negociação
Introdução
Há uma ampla definição de autores, quando aborda o tema Negociação. Em geral, ela se resume em um processo onde são envolvidas duas ou mais partes em busca de um mesmo objetivo comum, usando suas três variáveis: o tempo, poder e a informação.
Ela pode ser de dois tipos: do tipo perde-ganha, onde somente umas das partes envolvidas saem ganhando e acaba gerando insatisfação da outra parte. Ou do tipo ganha-ganha, onde todas as partes envolvidas saem ganhando e acaba gerando relacionamentos duradouros, ou seja, possibilidades de haver outras negociações, e é por esse tipo de negociação que devemos prezar para que sempre aconteça.
Para que aconteça uma boa negociação, em seu processo, é necessário ter uma boa comunicação: a outra parte precisa entender tudo que você está falando. Um bom planejamento: é necessário que você tenha estudado tudo sobre a outra parte, o que será discutido na negociação, e está preparado para as possíveis discursões que irão aparecer. Buscar por um bom acordo para que aconteçam relações duradouras. Solucionar conflitos. Ser habilidoso. A ética, por a negociação ser um processo competitivo. Conhecer os tipos psicológicos do ser humano, pois estamos negociando com gente. E as diferentes visões do mundo.
As três variáveis da Negociação: Tempo, Poder e Informação.
Tempo
Nas negociações o tempo está ligado na maneira de como as pessoas se mobilizam em busca de seus objetivos, e ele precisa ser aproveitando e utilizados de melhor maneira possível, tomando bastante cuidado em como ele pode afetar o processo. Ele deve ser o ponto de apoio para se projetar o negócio. O seu limite vai ser definido por que está negociando.
Saber usar o tempo rápido ou mais tranquilo depende da negociação.
Como o cantor Cazuza mesmo diz em sua música: “O tempo não para” e para completar, ele não volta atrás, por isso é extremamente necessário que saibamos utilizá-lo.
Poder
Se não és senhor de ti mesmo,