Serviço social
A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; no texto, sendo ele valorizado como estrutura, , o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; quando o leitor é o foco central da leitura; na interação autor-texto-leitor em que os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação. É o entendimento do leitor, onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação do texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que se sabe pela linguagem... A concepção de um texto não está na soma de significados de palavras que o compõem, e sim na leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar, captando significados que não aparecem diretamente no texto. A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no sentido das palavras e estruturas do texto. Pode se dizer que concepção de leitura é o processo de interação entre autor-texto-leitor.
“A estratégia de leitura permite ao leitor, interpretar e compreender os textos escritos, de forma competente. Para isso é fundamental utilizarmos estratégias de seleção, onde o leitor se atenta aos índices úteis; estratégias de antecipação, na qual o leitor deduz fatos que ainda estão por vir, com base em informações explícitas e em suposições; estratégia de inferência, onde o leitor é levado a captar o que não está escrito no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio do leitor; e finalmente estratégia de verificação onde o leitor, confirma ou não as especulações realizadas”
Leitura e a produção de sentidos "A produção de sentidos textuais implica o compartilhamento de informações, ouvir o que o texto tem para dizer e relacionar aquilo que se puder perceber e capturar, de modo