Ciencias
As novas tecnologias têm contribuído para que as fronteiras culturais e linguísticas percam o sentido e para que se adote o inglês como língua oficial dos negócios internacionais. Os meios de comunicação baseados na eletrônica têm contribuído para agilizar o mundo dos negócios em uma escala jamais vista.
A cultura encontra horizontes de universalização: o que era local e nacional pode tornar-se mundial.
Essa cultura global conduz a um processo de homogeneização dos hábitos de consumo na medida em que os meios de comunicação difundem um número cada vez mais restrito de modelos de organização do modo de vida. Como afirma Ortiz (1994):
A convergência de comportamento de consumidores é uma tendência dominante dos últimos 30 anos. Chocava a Europa do pós-guerra a grande diversidade de comportamentos e a abundância de pluralismos locais e regionais. Mas em 30 anos, em todos os lugares, uma parcela cada vez maior da população distanciou-se da sociedade tradicional, de seus valores, para entrar na modernidade, criadora de novos valores. Essa evolução aproximou os comportamentos, sobretudo os de consumo (ORTIZ, 1994, p. 173).
A seguir, algumas características culturais da atualidade:
• Forte presença da moda, do efêmero, do espetáculo e do consumismo;
• A publicidade assume papel maior nas práticas culturais;
• A publicidade manipula desejos sem relação com os produtos.
Nesse novo contexto, a produção e a difusão de bens culturais ocupam um lugar central que, no passado, pertenceu aos bens industriais. Haja vista que, entre as maiores empresas do mundo contemporâneo, há uma presença significativa de empresas ligadas à comunicação e ao entretenimento. Figura 40 – Loja da rede Mc Donald’s no