Atps tecnicas de negociação
Aula – tema: O processo de Negociação
Antes de definir o processo de negociação como sistema de transformação de entradas ( estímulos ) em saídas ( respostas ), para que não surjam dúvidas , processo e sistema, é importante.
A palavra sistema foi “emprestada” das ciências exatas, que descreve alguns elementos sobre suas variáveis, interpretação do processo de negociação a partir da abordagem de entradas e saídas.
Schoderbek, Schoderbek e Kefalas conceituam sistema com seus elementos. Ao ponto de vista estático, funcional, são as funções desempenhadas pelas partes do sistema. Essas partes podem ser subdivididas em: entradas, que são a força inicial, fornecendo ao sistema as necessidades operacionais; processos, que transformam as entradas em saídas; e saídas, que são os resultados das operações do processo da existência do sistema.
Antes, porém, de tratar dos elementos do ‘’sistema negociação’’, vários autores foram consultados; entretanto, seus conceitos variaram conforme o aspecto que consideravam mais relevante na arte de negociar.
Entradas ( Influencias )
Diferenças individuais - Característica de cada negociador (velocidade de falar, maneira de se vestir, etc. ) No inicio gerar empatia ou antipatia.
Valores pessoais – Características pessoais intrínsecas do negociador. Cultram educação, questão, ética, etc.
Interesse comum – Identificar interesse semelhantes no inicio do processo. Importante esclarecimento no inicio do processo.
Relacionamento humano – Sempre presente na negociação. Compartilha informações e interesses.
Participação no processo – Efetivar com base no planejamento, na preparação do negociador antes do inicio do processo.
Uso da informação do poder – Variáveis básicas, podem favorecer ou não.
Comunicação bilateral – Vários canais, pode ser verbal ou não verbal é fundamental para a negociação.
Barganha – Busca necessária reais de ambos lados,