Algoritmo
Profª.: Liliane Souza LILIANE.FMU@GMAIL.COM
Planejamento Conceitual
O que é abstração?
Abstração é um processo, digamos mental, que usamos quando selecionamos várias características e propriedades de um conjunto de objetos ou fatos, e excluímos outras características que não são relevantes. Aplicamos abstração quando concentramos nas propriedades de um conjunto de objetos ou coisas que consideramos essenciais, e desprezamos outras que não consideramos importante.
Abstração de Dados Para que o sistema seja funcional ele precisa recuperar dados de maneira eficiente. A necessidade de eficiência tem levado projetistas a usar estruturas de dados complexas para representar dados no banco de dados. Nível Físico Nível Lógico Nível View
Nível físico: O nível de abstração mais baixo descreve como os dados são realmente armazenados. Leva-se em conta, por exemplo, tamanho dos campos, índices, tipo de preenchimento, nome, etc. Nível lógico: Nível de abstração mais alto descreve que os dados estão armazenados no banco de dados e que relações existem entre eles. Este nível, portanto, descreve o banco de dados inteiro. O administrador de banco de dados que precisa decidir a informação que será armazenada no banco de dados, usa o nível lógico de abstração.
Nível view: Nível de abstração alto, descreve apenas parte do banco de dados. Muitos usuários do sistema de banco de dados não precisam de todas as informações sobre estruturas. Em vez disso, eles precisam acessar apenas uma parte do banco de dados. Os usuários vêem um conjunto de programas de aplicação.
Abstração de Dados
Modelos lógicos de Dados
Apoiando a estrutura de um banco de dados está o modelo de dados: Uma coleção de ferramentas conceituais para descrever dados, relações de dados e restrições de consistência. Um modelo de dados oferece uma maneira de descrever o projeto de um banco de dados no nível físico, lógico e de view.
O Modelo de Dados é formado