ATPS Tecnicas de negociação
Introdução.
No texto a seguir vai ser discutido sobre os vários conceitos da negociação, o processo que ocorre para se chegar a essas conclusões, pois esse processo é fundamental para a manutenção e o equilíbrio competitivos.
E por fim, com base nos conceitos explicados sobre negociação, ver quais serão as variáveis básicas dessa negociação conforme a visão total, ou seja, sistêmica desse processo.
Desenvolvimento.
Negociação é um processo de transformação de entrada (estímulos) e saídas (respostas), podendo envolver duas ou mais partes.
As chamadas entradas se tratam da comunicação entre as partes, o uso da informação e do poder, interesses comuns entre outros, resultando as saídas, isto é, o acordo, a solução do conflito e as relações duradouras.
A negociação visa o entendimento entre as partes, buscando um acordo por meio do diálogo que pode ser simples ou complexo. Negociar também pode ser uma forma das pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de troca cada vez mais acirradas e complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das organizações. Dentro das técnicas de negociações, fatores estratégicos como: capacidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplinas, visão, determinação, inovação, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. E também a criatividade, distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e necessidades de cada vez mais, de participar do meio da negociação. O processo de negociação como sistema de transformação pode ser definido a partir dos objetos que compõem o “sistema negociação”. As organizações que ainda permanecem com uma visão retrógrada de concorrência, devem reformular essa visão para poder incorporar as