atps-tecnicas de negociaçao
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - 1ª SEMESTRE
POLO TERESINA - CENTRO
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSORA (EAD): JULIANA LEITE KIRCHNER
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
COMPONENTES:
CARLOS ALBERTO BRITO DOS SANTOS – RA: 427101
DIEGO ANDRADE MIRANDA – RA: 418788
ERLANDSON DA SILVA NUNES – RA: 411086
JOSÉ DE ANCHIETA VIEIRA SILVA – RA: 411372
Texto: Definições de Negociação.
Segundo Wanderley, 1998: 21, negociação é um processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismo de interesses, idéias e posições. (WANDERLEY, José Augusto. Negociação Total: encontrando soluções, vencendo resistências, obtendo resultados. São Paulo: Editora Gente, 1998).
Já Junqueira, 1995: 12 negociação é o processo de busca e aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, Luís Augusto Costacurta. Negociação: Tecnologia e Comportamento. Rio de Janeiro: COP. Editora, 1995).
Entende-se também que a negociação é um fenômeno que se passa na vida diária de todo ser humano, pois em todos os momentos vividos pelo homem passa-se sempre por uma negociação. Ela é um produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos.
Para que haja a negociação deve-se ter em mente uma composição de vários elementos, dentre eles a comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos, significando ter nítida compreensão das próprias motivações da outra pessoa.
O importante é observar que, em uma negociação, o interlocutor deve pensar no futuro e buscar um entendimento sincero e que o