ATPS - TECNICA DE NEGOCIAÇÃO
Texto1
Negociação
Para a prática da negociação é fundamental o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão a troca e a ética.
A negociação pode ser praticada para resolver questões pessoais, profissionais, comerciais, diplomáticos, jurídicos, trabalhistas, entre outros. Por isso existem muitas definições de negociação:
“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa.” (COHEN, 1980).
“Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão” (COHEN, 1980).
“Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições” (WANDERLEY, 1998).
Dessa forma é conveniente a definição de negociação que toda neciação envolve a relação humana e, de certo modo, uma negociação, envolve compromissos e são estabelecidas condições.
Testo 2
Técnicas de negociação
Negociar é resolver conflitos e, para isso, deve-se desenvolver nos negociadores técnicas de argumentação e formas de aceitar as ideias ou propósitos alheios, visando atingir um acordo com o melhor resultado possível, aonde no final, chegar-se em algo maior que somente a soma das contribuições individuais. Percebemos que existem diferentes conceitos sobre o ato de negociar, mas não há dúvida que devemos saber o que mais afeta o processo de negociação, quais são as habilidades de um bom negociador. Pois isso está direta ou indiretamente ligado com os processos de comunicação e relações humanas.
INTRODUÇÃO
A modernização dos processos em geral tornou as relações entre os indivíduos cada vez mais competitivas. Atualmente para obtermos sucesso nessas relações são necessárias algumas habilidades especificas e uma negociação bem conduzida e a principal delas. Negociar não é uma arte, requer