Atps quimica textura de solo
Introdução A textura do solo refere-se à proporção relativa em que se encontram, em determinada massa de solo, os diferentes tamanhos de partículas. Refere-se especificamente, as proporções relativas das partículas ou frações de areia, silte ou argila na terra fina seca ao ar. É propriedade física do solo que menos sofre alteração ao longo do tempo. É muito importante na irrigação porque tem influencia direta na taxa de infiltração de água, na aeração, na capacidade de retenção de água, na nutrição, como também na aderência e na forca de coesão nas partículas do solo. Os teores de silte areia e argila influem diretamente no ponto de aderência aos implementos de preparo de solo e plantio, facilitando ou dificultando o trabalho das maquinas. Influi também na escolha do método de irrigação a ser utilizado. Para simplificar as analises principalmente quanto ás praticas de manejo.
Os solos são agrupados em três classes de textura:
* Solos de Textura Arenosa (Solos Leves)
* Solos de Textura Media (Solos Médios)
* Solos de Textura Argilosa (Solos Pesados)
Objetivos
Caracterizar a importância da textura do solo para fins agrícolas.
Correlacionar às diferentes classes texturais responsáveis por certas características físicas do solo, tais como permeabilidade, compacidade, resistência e tratos culturais.
Material e Métodos
Enxada, pá, faca, trado, martelo pedológico, pisseta, triangulo textural.
Teste de Campo
Os critérios para a avaliação textural do solo pela sensibilidade ao tato, originalmente tem uma base objetiva e racional, qual seja a participação predominante da fração argila nas características do solo.
Classificações Texturais.
Foi adotada uma maneira de associar o tato com uma classe textural, e dividida em três etapas:
a) Avaliação da argila: A dispersão e uniformização da massa de solo (cerca de 5g) precisam ser cuidadosamente executadas. A quantidade de água usada e as sensações