Nutrientes no solo
1 Generalidade
A vida animal e vegetal, “é um estado de desequilíbrio sustentado por energia química”. Os vegetais constituem os seres autotróficos (produtores) por apresentarem capacidade de produzir a própria energia química (ATP) necessária para os seus processos biológicos a partir da energia solar. Essa energia química (ATP) é utilizada para síntese de composto orgânico pelos vegetais a partir do gás carbônico (CO²) e água (H2O). através destes compostos orgânicos produzidos pela própria planta para seu crescimento, reprodução.
1.1 Nutrientes e desenvolvimento das culturas
Os nutrientes são um dos fatores ambientais que mais influenciam no desenvolvimento das plantas, de maneira especial naquelas de interesse agrícola. Na forma mineral são absorvidos primeiramente pelas plantas na forma de íons inorgânicos, os elementos minerais entram na biosfera predominantemente através do sistema radicais das plantas. Após terem sido absorvidas pelas raízes, os nutrientes são transportados para varias partes da planta, onde participam do processo fisiológico essencial para crescimento e desenvolvimento das culturas. Alem do papel dos nutrientes no aumento do rendimento das culturas, a nutrição de planta estuda os seus efeitos sobre a qualidade do produto, também é crescente a preocupação com a preservação dos recursos naturais, especialmente para evitar a contaminação das fontes de água potável, como com o excesso de nitrato no solo.
A maioria dos nutrientes é originaria de reservas finitas, razão pela qual seu custo tende a aumentar, elevando também os custos de produção agrícola. A nutrição de plantas desempenha um papel chave na moderna agricultura e na proteção ambiental. Para Borlaug e Dowswell (1994) (apud LONERAGAN, 1997) , mais de 50% do aumento mundial do rendimento das culturas deveu-se a adoção dos fertilizantes químicos.
1.2 Analise de solos
A coleta de amostras de solo é essencial para a correta avaliação das