conceito de fertilidade do solo
É importante para o conceito da agropecuária brasileira, procura estudar os aspectos relacionados a dinâmica, suprimento e disponibilidade dos nutrientes de plantas.
A sua importância se da em subsidiar o manejo eficiente do solo e das culturas, possibilitando a adoção de técnicas adequadas de fornecimento de nutrientes- adubação de forma a obter-se elevada produtividade com menor custo de produção e mínimo impacto ao meio ambiente.
Solo fértil: Solo fértil é aquele que contém, em quantidades suficientes e balanceadas, todos os nutrientes essenciais em formas disponíveis. solo produtivo: Solo produtivo é aquele que, sendo fértil, se encontra localizado numa zona climática capaz de proporcionar suficiente umidade, luz, calor, etc., para o bom desenvolvimento das plantas nele cultivadas.
Nem todo solo fértil é produtivo, porém todo solo produtivo é fértil.
Macronutrientes: são aqueles que as plantas requerem com uma maior quantidade- N, P, K, Ca, Mg e S.
Micronutrientes: são aqueles que as plantas requerem em menor quantidade- B, Cu, Cl, Fe, Mn, Mo, Zn e Ni .
Nutrientes moveis: N,P,K e Mg. Nutrientes pouco moveis: S,Cu,Fe,Mn,Zn e Mo.
Nutrientes imóveis: B e Ca. Macro orgânicos: O,H e Carvão
Fatores de produção: sementes, temperatura, luminosidade, época de plantio, umidade, tratos culturais, rotação de culturas, cobertura viva e morta, manejo intensivo de pragas e doenças e densidade de plantio.
Luvissolos: são solos fertis porém não produtivos tem um grande teor de areia com textura franco arenosa além de pouca capacidade de retenção de agua, penetração das raízes e manejo. Sendo mas usada para a criação de animais ou seja pastagens
Chernossolos: Solos pouco profundos com horizonte superficial A chernozêmico sobre horizonte B textural avermelhado, com argila de atividade e saturação por bases alta .Ocorrem em quase todas as regiões do Brasil, em pequenas extensões, geralmente associados às rochas pouco ácidas em