Gesso
Este trabalho visa trazer a definição de solo e suas especificações abrangendo suas classificações, funções, composições, sua importância, entre outros. Citam-se os tipos de solos existentes, trazendo as classificações e suas modificações desde meados do ano de 1883, quando Vasily Vasil'evich Dokuchaev (geógrafo russo), estabeleceu as bases das ciências do solo. Dá-se ênfase aos principais solos encontrados no estado do Paraná, que são neossolos, cambissolos, argissolos, nitossolos, latossolos, espodossolos, gleissolos e organossolos, trazendo suas composições e funções com base no SiBCS, desenvolvido pela Embrapa. No que se refere à importância do solo dentro da engenharia civil, ressalta-se que este é o ponto de partida de uma construção, e que sem o estudo do local, através de uma análise técnica, não há como haver segurança na execução de seu projeto. Podendo trazer desdobramentos inesperados para sociedade, e logicamente, para a natureza.
Palavras chave: solo, classificações, importância do solo.
1. INTRODUÇÃO
Solo é a descrição que se dá a um corpo composto por partículas minerais de vários tamanhos, composição química diversa e matéria orgânica em diferentes fases de decomposição. Está entre a litosfera e a atmosfera, recobrindo a superfície terrestre emersa.
Sua importância para um engenheiro civil se dá pelo fato de ser utilizado como suporte para construções ou, até mesmo, como material de construção. Mas sua utilidade e função não se limitam apenas nessas descrições, temos que o solo é o principal substrato de onde a vegetação retira H2O e nutrientes para seu cresciento e disseminação, recicla e armazena nutrientes e detritos orgânicos, controla o fluxo da água e é uma forma de proteção da qualidade da água subterrânea.
Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento a respeito desse recurso natural renovável, o qual está presente e trabalharemos no nosso dia a dia.
No decorrer serão feitas observações de como surgiu o