Atps psicologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão da disciplina
“Psicologia da Educação”, sob orientação da professora à distância
Santo André, 2012
Introdução
O presente trabalho tem como tema principal, aspectos importantes das teorias de grandes pensadores da Psicologia: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vygotski, e como suas ideias e pesquisas ajudam a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.
Nas considerações finais, serão registradas as contribuições que os mesmos trouxeram para o grupo.
Sigmund Freud
Sigmund Freud (1856 – 1939) nasceu em Freiberg, na Morávia (atual Pribor – Republica Tcheca), no ano de 1856. Formado em Medicina e especializado em Neurologia, fez grandes contribuições para a ciência e hoje é considerado o pai da Psicanálise. Em sua especialidade como Neurologista, tratava pacientes que sofriam com as chamadas doenças nervosas. Ele usava algumas técnicas existentes na época, e a mais utilizada por ele era a hipnose que, posteriormente, seria substituída pelo divã. Freud se destacava em meio aos profissionais da área, por investigar a fundo seus pacientes, para encontrar as reais causas de suas enfermidades.
Através de suas experiências obtidas na análise de seus pacientes, Freud se convenceu de que a sexualidade tinha parte predominante na causa dos traumas e enfermidades, tornando-se o principal alvo de seus estudos e teorias, inclusive a sexualidade infantil, assunto que por sinal causou grande polêmica entre os médicos vienenses, pela forma que Freud tratava o assunto. Ele afirmou também, que o desejo sexual deva ser a maior motivação do ser humano, motivação praticamente única do comportamento humano, direta ou indiretamente. Tempos mais tarde, a sexualidade passou