Diversidade
INTRODUÇÃO
O presente texto aborda questões de diversidade étnico-racial e racial, recuperando parcialmente as trajetórias históricas de negros e indígenas no Brasil e apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida dessas populações, através de políticas públicas de educação inclusiva. Um novo quadro configura-se na produção teórica que discute os desafios das políticas sociais e, particularmente, o desafio da educação no Brasil. Este quadro surgiu a partir da ação e do interesse de pesquisadores, profissionais da educação e integrantes de movimentos sociais, os quais vêm refletindo sobre as várias dimensões do fenômeno educativo e suas relações com a sociedade brasileira.
2 DESENVOLVIMENTO
ANALISE DA DIVERSIDADE HISTORICA
Fonte: http:// ricardo-pereira.zip.net, em 06/05/2013. [pic]Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições. O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
analise da diversidade linguística
Fonte: http://sites.google.com/site/formacaoefacidadania, em 06/05/2013. [pic] O interesse em conhecer a diversidade linguística brasileira reside no fato de que estas diferenças expressam uma diversidade cultural