ATPS PROCESSOS GERENCIAIS
Aula-tema: Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.
Passo - 1:
Confronto realizado entre, os capítulos 7, 8 e 9 do PLT e site www.administradores.com.br e o blog www.carlosescossia.com/2010/02.
Passo – 2:
Em confronto entre a leitura dos capítulos 7, 8 e 9 do PLT, site “administradores”, o blog de Carlos Escóssia e os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Roberto dos Santos, há semelhanças entre cada pensamento, usando palavras diferentes, mas com o mesmo significado ou mesma direção.
A PLT refere-se a três tipos de planejamentos e diz que é a primeira função de um processo administrativo para determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los, no site diz: que é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, e no blog diz: que de forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcança-lo, ou em outras palavras sendo um exercício sistemático da antecipação.
Passo – 3:
1-O que é Planejamento? (definição)
Planejamento é a função administrativa que determinam quais são os objetivos, os ideais a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los, é um modelo teórico para uma ação futura.
Começa com a determinação dos objetivos, quando, como e em que sequencia. Deve ser eficaz, coerente e possível, e não simplesmente sonhar e não tirar do papel, por em pratica, definindo os meios suficientes, necessários, potentes, eficazes e coerentes entre si para que seja concluído com êxito seu objetivo proposto. Deve ser considerado o fato de existir terceiros envolvidos no processo e depende de cada uma delas, sabe-se que cada um pensa e age de forma diferente e isso é um ponto fraco dentro do processo.
Algumas características de planejamento conforme o autor do PLT – Idalberto Chiavenato:
É um processo