Trabalho De Sociologia Jur Dica
DIREITO
ELIENE FÉLIX RODRIGUES
1299934197
ROSIVALDO FERREIRA DOS SANTOS
1299943272
SISTEMA DE ESCOLHA DOS MAGISTRADOS
RAZÕES SOCIAIS DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DOS MAGISTRADOS
SÃO PAULO
2015
SITEMA DE ESCOLHA DOS MAGISTRADOS
SISTEMA ELETIVO
Os sistemas utilizados por vários países para eleição dos seus magistrados são: o da eleição, nomeação e do concurso público.
O sistema eletivo é aquele que se escolhem os magistrados através de eleição direta. É democrático, rápido e pouco oneroso, porque é o próprio povo que escolhe o seu magistrado, porém, este sistema apresenta uma série de problemas porque não se tem como garantir a escolha dos melhores e já esta em desuso.
É correto afirmar que os magistrados precisam para exercer a sua profissão que sejam conhecedor do Direito e ter um caráter ilibado.
SISTEMA DE NOMEAÇÃO
Ingressar na carreira de magistratura por nomeação é feita através da escolha pelo poder executivo. A escolha feita através deste sistema tem suas vantagens e desvantagens.
Os benefícios é que é rápido e não oneroso, por outro lado, trás desvantagens por ser antidemocrático, pois quando vigora o critério da livre escolha pelo Executivo, só conseguem se constituir com juiz aqueles que possuem pistolão, amizades e etc.. Outra desvantagem é que torna o juiz dependente do chefe do poder executivo.
Por essas mesmas razões não se conseguem escolher os melhores, já que os apadrinhados são sempre aqueles que menos qualidades possuem, procurando vencer na vida sem fazer nada. E ainda que não fosse apadrinhado, o chefe do Executivo dificilmente saberia dizer qual é o melhor, motivo pelo qual teria que se valer da indicação dos seus assessores.
SISTEMA DO CONCURSO PÚBLICO Esse sistema é o adotado no Brasil. O ingresso na magistratura por este sistema se faz através de concurso público de provas e títulos, preenchendo-se as vagas existentes com aqueles que melhor forem classificadas. Tem como desvantagem o