Trabalho Sociologia Jur dica
O direito sendo um fenômeno social que é integrado por diversas formas de imposição, como a lei, o costume, a decisão judicial, e que possui conhecimento suscetível de maior aprofundamento filosófico, não exclui o fato de que, não basta conceder à Sociologia do Direito, bem como a norma à Dogmática Jurídica, e o valor a Filosofia do Direito, sendo essa última, acrescentado justiça como valor, como normalmente é feito nos meios jurídicos. Contrariamente, há índicos de que norma e fato social, bem como o valor, não deveriam ser opostos em uma visão cientifica do fato social, trazendo então o paradigma de que fato e norma sociais são sinônimos, incluindo o valor a esta norma.
Sendo assim, a Sociologia do Direito não tem possibilidade de estudar o jurídico com perspectiva no fato social, sem juntamente analisá-lo como norma social, uma vez que todo o fato é, e como valor, uma vez que é produzido por consequência em toda norma social. Tornando então, a Sociologia Jurídica, já classificada como uma ciência do normativo, distante de tornar-se uma ciência normativa.
2) Qual a importância da complementariedade dos campos científicos para o estudo jurídico?
A ciência jurídica-normativa é a que põem formalidade nas questões jurídicas, ela seria o produto final do estudo jurídico.
Os outros campos científicos, como a Sociologia Jurídica e a Filosofia do Direito, são ciências que procuram embasar nos mais diversos campos as decisões da ciência jurídica-normativa.
A Sociologia Jurídica enfoca na estrutura social e no comportamento que o indivíduo está inserido, ela faz com que as normas sejam melhor aceitas por todos, por tentar saber como age aquele determinado nicho, estudando o direito como um fato social.
A Filosofia do Direito procura dar uma validade ética par ao estudo jurídico, buscando o que é justo, e tentando ser universal em suas definições.