Atps processos gerenciais
1º ANO – 2º SEMESTRE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ITAPECERICA DA SERRA
2011.
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário da língua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar. Quando pensamos em relação a uma empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões baseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento.
A ação empresarial parte do planejamento estratégico, decidido no nível mais alto da organização, mas para que esse planejamento seja executado, é necessário que seja implementado nos níveis mais baixos da empresa. Quem faz essa transição para que as estratégias sejam colocadas em prática é o nível intermediário (tático). Permite a programação a médio prazo.
Operacional é o nível do planejamento que precisa operar sem as incertezas do ambiente externo, para que funcione com a máxima eficiência possível. O nível operacional do planejamento precisa sempre obter regularidade e produtividade.
CAPÍTULO 7
1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1 - CARACTERÍSTICAS
1 – É projetado no longo prazo.
2 – Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.
3 – Envolve a empresa como um todo.
O planejamento estratégico é um conjunto de decisões acerca dos fatores que afetam a empresa por longos períodos de tempo. É genérico, portanto necessita ser desdobrado em planos táticos (intermediários) e operacionais, detalhando cada atividade a ser executada.
1.2 - ETAPAS
São sete as etapas que envolvem o planejamento estratégico:
1 – Determinação dos objetivos.
É a determinação das pretensões ou propósitos da empresa, como por exemplo, diminuir os custos de produção sem alterar a qualidade do produto. Os