Avaliação de impacto ambiental: implantação de um plano de sistema de gestão ambiental em um condomínio residencial.
Avaliação de Impacto Ambiental:
Implantação de um Plano de Sistema de gestão Ambiental em um condomínio residencial.
ASSI,N.; CARVALHO,K.; DOMINGOS,H.; FLÔRES,F.; RODRIGUES,A.; ZANINI,A.;
Introdução
Atualmente, o paradigma do desenvolvimento sustentável vem influenciando diretamente a construção de novos prédios e o desenvolvimento econômico e social dos países, que visam um melhoramento contínuo em suas atividades, tentando assim entrar em harmonia com o meio ambiente provocando cada vez mais, impactos menores. No processo de urbanização o grande desafio das cidades é o crescimento e o desenvolvimento urbano que proporcionem a geração de riqueza, qualidade de vida e qualidade ambiental para os seus presentes e futuros habitantes (ARAÚJO e CARAM, 2006).
A verticalização seria, então, “o processo de adensamento de determinadas áreas urbanas através da construção de edifícios, ocorrendo geralmente, nas regiões centrais da cidade” (SOUSA e COSTA, 1998). A verticalização deu-se devido ao crescimento populacional desenfreado, portanto é de se esperar que o consumo seja cada vez maior em áreas onde o número de moradores tenha mensuração gigantesca, e espera-se ainda que os impactos nessa área correspondam ou ultrapassem a média para o número de pessoas que ali residem, e é exatamente por isso que julgamos como necessária a implantação de um SGA em prédios. Esse trabalho tem por objetivo implantar um sistema de gestão ambiental (SGA) em um condomínio localizado na Zona Sul de São Paulo – SP, visando obter informações a respeito do consumo de energia elétrica, água, atividades comumente realizadas dentro do condomínio, entre outras atividades que possam afetar diretamente o meio ambiente, a fim de criar uma proposta de melhoria.
1.Metodologia
Foi escolhido para a implantação de um sistema de gestão ambiental, o Condomínio Nossa Senhora do Sabará, situado na Zona Sul de São Paulo, com uma