ATPS Planejamento e Controle de Produção
Este ATPS abordará o PCP ( Planejamento e Controlo de Produção ) com foco na agroindústria,
O PCP é importante dentro de uma organização porque está diretamente ligado a receita da empresa e que promove sua estabilidade no mercado.
A facilidade de troca de informações gerada pela globalização tornou o mercado, além de mais dinâmico mais exigente e com maior gama de opções para os consumidores. Esse fato gerou uma corrida acirrada por clientela e percebeu-se que não bastava apenas produzir o produto dentro dos padrões de especificação. Verificou-se que, além disso, era necessário ter um diferencial que possibilitasse ao cliente a conquista de seus anseios. Com isso verificou-se que não bastava produzir no prazo certo, o produto certo com o preço menor, já que isso é por obrigação o mínimo que a empresa pode oferecer. Percebeu-se que há um grupo significativo de clientes que preferem pagar mais por um produto e ter um atendimento diferenciado ou um prazo menor em relação aos outros clientes.
A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.
Por este motivo, é fundamental um correto planejamento dentro da agroindústria, pois tratando-se de fornecedores de insumos até o consumidor final, toda sua gama de produção deve obedecer rigorosamente prazos, logísticas e impacto no cliente, garantindo a receita e estabilidade da empresa no mercado.
2 – Objetivo
Realizar uma analise de PCP de