Atps organização
“Cine Social: Uma reflexão sobre as Organizações Sociais no Brasil”
A Organização Social no Brasil
13 de Junho 2012
[pic]
É através da Organização Social, que indivíduos de uma mesma sociedade fazem suas escolhas baseados em normas da estrutura social.
No Brasil as desigualdades sociais, influenciam e direcionam a vida de muitas pessoas e por muitas vezes o direito da escolha lhes é tirado.
A fragilidade da estrutura de base do país reflete nas condições em que a maioria da população vive. Carente de infra-estrutura, saneamento básico, acesso à saúde e à educação, muitos partem para uma vida marginalizada.
Grandes favelas são construídas; aglomerando-se em barracos, as pessoas vão levando a vida como podem, umas dando o sangue para conseguir o sustento para a família, outras partindo para o mundo da criminalidade.
Muitas Políticas Públicas foram implantadas para que essa realidade se tornasse menos cruel, o problema é que algumas delas acabaram se transformando em assistencialismo, levando o comodismo e a estagnação para uma fração da sociedade.
[pic]
Baseando-se no gráfico da pesquisa encomendada à Ipsos Public Affairs, pela empresa Cetelem BNG, as políticas públicas tiraram da miséria, um grande número de pessoas fazendo com que a classe média se inchasse e assim transformando o modelo tradicional da pirâmide social em um losango. Atualmente 52% da população fazem parte da classe média, 10% são ricos, 28% são pobres e os outros 10% restantes estão ainda na zona de miséria.
O modelo que se sobressai na organização social brasileira é o “dominante”, ou seja o poder está sempre na mão de uma pequena camada social abastada, que através do controle e posse dos meios de produção ou apelando para discursos demagogos, controla a grande massa populacional, em benefício próprio em detrimento das verdadeiras necessidades públicas.