Atps organização
POLO DE ENSINO Á DISTANCIA MANAUS-AM
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
RELATÓRIO PARCIAL DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO.
INTRODUÇÃO:
A gestão estratégica é um processo administrativo que visa dotar a instituição da capacidade de antecipar novas mudanças e ajustar as estratégias vigentes com a devida velocidade e efetividade sempre que for necessário.
A gestão estratégica foi fortemente influenciada pelo pensamento de Peter Drucker, que afirma que o planejamento estratégico bem-sucedido tem sempre como elemento prioritário o aproveitamento das oportunidades1.
Para Clemente Nobrega2, gestão é a busca de critérios para a tomada de decisão com base em evidência empírica e em seu valor preditivo. Em gestão, a evidência empírica vem de nosso aprendizado com a observação dos acontecimentos e seus resultados. Precisamos ordenar os fatos isolados em ‘princípios' que prevejam o que vai ocorrer como resultado em certas ações.
Para que a gestão seja eficaz, não basta correlacionar fatos, mas é preciso descobrir o mecanismo que faz com que as coisas aconteçam. A relação de causa e efeito precisa ser compreendida. É preciso descobrir o que é relevante para que determinados resultados ocorram. Para isso, não basta estudar os cases de sucesso, mas também os cases de fracasso, que são vitais para a compreensão do nexo causal. Somente assim as correlações poderão ser avaliadas em função das circunstâncias reais.
Para Nobrega3 , gestão é um processo pragmático. O que interessa é o resultado não o esforço. A ciência da gestão tem tudo a ver com o aprendizado. É, na verdade, uma ciência de aprender a entender as circunstâncias e agir de acordo com elas.
2- DESENVOLVIMENTO
A correta utilização da gestão estratégica traz uma série de possibilidades para a instituição, dentre elas: * possibilita que a instituição acompanhe o mercado e o setor de forma prospectiva, antecipando-se aos possíveis problemas, compreendendo e