Catedral de chartes frança
(FRANÇA)
S U M Á R I O
Sua História
A Lenda da Veste Santa e sua utilização
Suas Características
Visitação
1. Sua História:
A Catedral de Nossa Senhora de Chartres fica na cidade de Chartres a 80 km do sudoeste de Paris, região importante na história para a peregrinação religiosa e de grande visibilidade por estar situada numa colina.
Foi construída entre os séculos 12 e 13 originalmente por Fulbert e sacralizada pelo monarca Luís XV, porém o único soberano que foi consagrado numa cerimônia religiosa foi Henrique IV. Esse edifício original foi acidentalmente incendiado e imediatamente suas obras de reconstrução foram iniciadas, prolongando-se por 60 anos. É considerada patrimônio mundial da UNESCO.
Ela representa o ponto mais alto da arquitetura gótica na França caracterizada pela solidificação do Cristianismo e acredita-se que no local da sua construção existia anteriormente um importante templo pagão erguido pelos Celtas. O estilo gótico possuía um contexto social, político e religioso juntamente com valores estéticos e religiosos, ele se desenvolveu durante a Idade Média sendo expressado na sua grande maioria pela construção de catedrais. Nesse momento a arquitetura funde-se com a religião formando um eixo maior de relevo deste movimento evidencializado pelo desenvolvimento estético. Suas principais características são: * Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; * Paredes mais leves e finas; * Contrafortes em menor número; * Janelas predominantes; * Torres ornadas por rosáceas; * Utilização do arco de volta quebrada; * Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; * Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
Na Idade Média a catedral funcionava como um mercado com diferentes atividades comerciais centradas em torno dos diferentes portais, particularmente durante as feiras regulares.