Quimica
Deve-se manter um inventário atualizado dos produtos químicos estocados (almoxarifado). Sempre verifique o prazo de validade. Nunca guarde produtos não identificados.
Alunos (estagiários, pós-graduandos, outros) devem consultar o técnico responsável pelo laboratório para obter informações sobre a estocagem de reagentes e soluções.
O local deve ser amplo, ventilado, com exaustão, duas portas de saídas, instalações elétricas a prova de explosões e com prateleiras seguras.
Evite armazenar reagentes em lugares altos e de difícil acesso.
Não estoque líquidos voláteis em locais que recebem luz.
Deve-se estocar os produtos em família e distantes cerca de 0,5-1,0 metro.
Éteres, parafinas e olefinas formam peróxidos quando expostos ao ar. Não os estoques por tempo demasiado e manipule-os com cuidado.
Ao utilizar cilindros de gases, transporte-os em carrinhos apropriados.
Durante o seu uso ou estocagem mantenha-os presos à bancada ou parede.
Cilindros com as válvulas emperradas ou defeituosos devem ser devolvidos ao fornecedor.
Nunca armazene vidrarias juntamente com reagentes.
Tipos e classificações dos matérias utilizado
Equipamentos de vidro (vidrarias) * Balão de fundo chato: dissolve substâncias por meio de agitação, preparando, dessa forma, soluções; aquece líquidos e realiza reações com desprendimento de gases; * Balão de fundo redondo: semelhante ao anterior, mas é usado principalmente em processos de destilação; * Balão volumétrico: por possuir uma medida exata de volume ele é usado para diluir e preparar soluções que exigem um volume com maior precisão. Existem vários tamanhos de balões volumétricos, sendo que cada um possui uma única graduação que é mostrada por um traço de aferição no gargalo; * Proveta ou cilindro graduado: usado para medir e transferir líquidos e soluções, sem muita precisão; * Bureta: escoa líquidos e mede volumes com precisão. É usada principalmente em titulações; * Pipeta graduada: mede e