Atps negocião
A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito.
O processo de negociação como sistema, pode ser definido com a transformação das entradas (estímulos) e saídas (respostas ou acordos) a partir da análise dos objetos que compõem este processo de negociação.
A habilidade de negociação é competência essencial para os administradores. Quer seja diretor ou supervisor, esteja na área comercial ou na de RH. Muitas são as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem negociar. Comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir. Resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, abrir novos clientes, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores.
Para ser eficaz, um negociador deve conhecer e utilizar adequadamente a metodologia do processo da negociação, que envolve três variáveis: Informação, Tempo e Poder.
Um bom negociador usa de toda a sua maestria para trabalhar com as informações disponíveis. A capacidade de argumentar, perguntar, ouvir, recontextualizar, fazer novas proposições, é próprio de quem usar adequadamente o poder que adquiriu para negociar.
Negociação é um processo sistêmico, um processo de tomada de decisão conjunta, é comunicação, direta ou implícita, entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício mútuo. O significado original da palavra é simplesmente fazer negócios. Afinal você negocia desde criança, quando trocava figurinhas, por exemplo, e continuou negociando com pais e irmãos, negociando no clube, na faculdade e em muitas outras situações.
É o processo por meio do qual, duas ou mais partes com