ATPS NEGOCIA O
Conceituação de negociação.
“Nada há no mundo que seja repartido mais equitativamente do que a razão. Todos são convencidos de tê-la em quantidade suficiente”.
Decartes
“Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne à decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.
A esfera das negociações sempre necessariamente estão em mudança. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por consequência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.” www.administradores.com.br “Para nos comunicarmos efetivamente, devemos perceber que somos todos diferentes na forma como percebemos o mundo e que usamos esse entendimento como guia para nossa comunicação com outras pessoas.” Anthony Robins
“Negociar também envolve a resolução de conflitos – nas relações organizacionais, familiares, políticas – o aproveitamento de oportunidades e a administração de interesses, comuns e antagônicos. O processo da negociação envolve questões comportamentais, contendo a subjetividade e a imprevisibilidade típicas do ser humano; daí, o seu grau de complexidade. Com diz Shell (2001), em situações potencialmente conflituosas e/ou mais complexas - como na negociação de acordos multilaterais— ainda não existe um substituto para a interação pessoal.” http://www.excelenciaemgestao.org Passo 2:
1 - Exemplo de negociação pessoal.
“Perdi meu pai a 4 anos atrás de um câncer agressivo, por anos a minha mãe cuidou dele com a maior dedicação e carinho. Em maio de 2011 ele partiu.
Minha mãe viveu o luto dela durante um ano, após esse período ela começou a sair e se divertir, até o momento em