Atps Negocia O
Podemos definir negociação de várias maneiras, pois é um termo muito amplo que envolve vários elementos que influenciam o ato de negociar.
Existem muitos autores que conceituam negociações de maneiras distintas, que apesar de ser formas diferentes de defini-las são técnicas que tem a finalidade de transformar entradas em saídas positivas, ou seja, que o negociador consiga ao final desse processo conquistas de pessoas, satisfação das necessidades, solução e benefícios do conflito, benefícios duradouros, entre outros.
Segundo Martinelli (1997), a negociação é uma forma contínua de formação que está relacionado a satisfação de ambos os lados.
Já para Mattos (1989) A negociação é um acordo que pressupõe existência de afinidades e base comuns de interesses que levam as pessoas ao diálogo.
Segundo Junqueira (1993), A negociação é um processo para se chegar a um consenso de propósito e interesses, visando o melhor resultado possível.
Já para Fisher (2005), Diz que negociar é uma verdade da vida, tal como argumentar que a negociação é uma relação entre os seres humanos que utilizam para chegar a um acordo com respeito e ética com os envolvidos na mesma.
Como podemos notar há vários conceitos para negociações com uma única finalidade, chegar a um acordo onde seja benéfico para todos os envolvidos.
Fontes:
FISHER, Roger, URY, William, PATTON, BRUCE. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Trad. Vera Ribeiro & Ana Luiza Borges. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
MATOS, Francisco Gomes. Negociação gerencial: aprendendo a negociar. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1989.
JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Negociação. 9. ed. Rio de Janeiro: COP Editora, 1993.
MARTINELLI, D.P.; ALMEIDA, A.P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1997.