Nitra O Dos Compostos Aromaticos
Teoricamente o que determina um composto ser aromático é possuir nuvens cíclicas de elétrons π deslocalizados, acima e abaixo do plano das moléculas e as mesmas conter um total de (4n + 2) elétrons π. Que significa: para alcançar o grau de estabilidade dos compostos aromáticos, deve haver a deslocalização e um número determinado de elétrons π. Esta exigência conhecida por regra dos 4n + 2 ou regra de Huckel, tem por base a mecânica quântica e está relacionada com o enchimento das diversas orbitais que formam a nuvem π.
O benzeno é o hidrocarboneto aromático que possui suas propriedades físico-químicas mais conhecida entre os compostos químicos, tornando-se base para o estudo da aromaticidade dos compostos.
O benzeno com fórmula molecular C6H6 foi caracterizado como um anel (formato em cadeia) por August Kekulé. Sua molécula é planar, onde todos os átomos de carbono e hidrogênio estão presentes no mesmo plano. A estrutura aceita atualmente é consequência de uma extensão ou modificação da teoria estrutural, fundamentado no conceito de ressonância que acontece com a deslocalização dos elétrons π, estes elétrons contribuem para manter unidos os núcleos de carbono no anel benzênico mais do que em uma ligação dupla π carbono-carbono. Da mesma maneira, ao se comparar estes elétrons com elétrons σ, os elétrons π estão menos agarrados aos núcleos e são mais acessíveis a reagentes ávidos de elétrons, fazendo com que o anel benzênico funcione como