ATPS LITERATURA
CURSO DE LETRAS- PORTUGUÊS E INGLÊS
SOLANGE TEIXEIRA GUIMARAES – RA: 8208962348
ATIVIDADES TEÓRICAS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DA DISCIPLINA TEORIA LITERÁRIA
TAUBATÉ
2015
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ CURSO DE LETRAS- PORTUGUÊS E INGLÊS
SOLANGE TEIXEIRA GUIMARAES – RA: 8208962348
ATIVIDADES TEÓRICAS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DA DISCIPLINA DE TEORIA LITERÁRIA
Atividades teóricas práticas supervisionadas da disciplina de Teorias do Letramento, do 3º semestre do curso de Letras apresentadas a Profª Esp. Antônio Soares referentes a segunda e terceira etapas do 1º desafio.
TAUBATÉ
2015
Livro: Razão e sensibilidade
Autora: Jane Austen
RESUMO, OPINIÃO, INFLUÊNCIA E REPERCUÇÃO DA OBRA
Razão e Sensibilidade conta a história de duas irmãs com personalidades muito diferentes: Elinor, a mais velha, é descrita no primeiro capítulo como sendo uma pessoa “de sentimentos fortes”, que no entanto, “sabia como controlá-los”; Marianne, que tem apenas 17 anos quando o livro começa, é “tudo, menos prudente”, incapaz de domar suas emoções, tanto na alegria quanto na tristeza. Elinor é “razão”, Marianne é “sensibilidade”, e Jane Austen usa ambas para mostrar os perigos de ser franco demais numa sociedade essencialmente hipócrita, onde há muito mais mérito em esconder do que em mostrar.
Elinor e Marianne recebem apenas uma pequena herança do pai, o que diminui muito suas possibilidades de fazer um bom casamento. Elinor se apaixona por Edward e sente que ele a ama também, mas sabe que a família do rapaz dá muita importância ao dinheiro e é racional o suficiente para saber que sua situação financeira talvez impeça a união. Por isso, acha mais sensato não se expor e não deixa que ninguém perceba o que há em seu coração.
Marianne, ao contrário, ao se encantar pelo fascinante Willoughby, não faz a menor questão de esconder sua atração, acreditando que fazer isso seria indigno do amor