Atps gestão do conhecimento
Etapa 01
Passo 01
Atualmente a capacidade de criar, gerenciar e distribuir o conhecimento é essencial para que uma organização se coloque em vantagem em relação a outras.
Com o surgimento da era do conhecimento há uma mudança na sociedade e também nas organizações. Dentro desse cenário, um eficiente sistema de gestão de conhecimento se torna fundamental ao apoio gerencial sempre objetivando o acesso às informações estratégicas e o gerenciamento do conhecimento.
Apresentaremos neste trabalho alguns elementos constituintes da gestão do conhecimento nas organizações e analisamos sua utilidade para as mesmas.
1- Definição de Gestão de Conhecimento
2- Processos de Gestão de Conhecimento
INTRODUÇÃO
Dentro da nova economia as mudanças acontecem com muita rapidez e as pessoas têm que se adaptar às novas situações já que não acompanham essas mudanças com a mesma velocidade, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais. Por outro lado, as empresas por muito tempo não deram valor nos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabemos que a soma desses conhecimentos têm um valor muito grande e que colocá-lo em prática a favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo.
Mas para coloca-lo em prática não basta apenas tê-lo. Nesse momento entra outro importante e decisivo componente: a motivação do colaborador para aplicá-lo.
1. – GESTÃO DE CONHECIMENTO
Nanaka e Takuchi (1997) têm as definições mais claras que se apresentam em dois conceitos de que distinguem dois tipos de conhecimentos em uma organização, o conhecimento explícito e o tácito.
O conhecimento explícito é o conhecimento que está escrito, documentado, ou seja, é transmitido por meio de linguagem formal, e representa somente a ponta do conhecimento.
O conhecimento tácito é o que está dentro de nossas cabeças, altamente pessoal, que pode ser transmitido